Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Toninho Cerezo - Ídolo da Massa Atleticana

Antônio Carlos Cerezo, foi um dos maiores jogadores do Clube Atlético Mineiro e um dos maiores jogadores do futebol mundial de todos os tempos. Seu jeito desengonçado, despojado,   que jogava com as meias arriadas e  um fôlego invejável,  rendeu-lhe um apelido de "Peladeiro" na imprensa nacional. Era o pulmão dos times que denfedia.
Belorizontino, filho do famoso palhaço da TV Itacolomi dos anos 60, o Moleza, Cerezo começou a jogar nas divisões de base do galo em 1970, orientado pelo saudoso e folclórico tecnico dos infantis, Zé das Camisa.
Atleticano de coração, Cerezo criou uma das mais fortes identificações "jogador-torcida" que se tem notícia. Cerezo vibrava, chorava e encarnava o espírito guerreiro e de raça da torcida do Galo. Em 1974, após retornar do empréstimo do Nacional de Manaus, Cerezo foi lançado por Telê Santana no time principal e rapidamente caiu nas graças do treinador e da torcida. Conquistou 6 títulos mineiros e 2 vice-campeonatos nacionais até 1983, ano que foi vendido a "Peso de Ouro" para a Roma da Itália. Participou como titular de duas copas do mundo(78/82) e teve passagens marcantes pela Sampdória da Itália e São Paulo Futebol Clube. Jogou ainda no Cruzeiro em 94, até retornar e encerrar sua vitoriosa carreira no seu "glorioso" Clube Atlético Mineiro em 1997 no inesquecível jogo contra o Milan da Itália no Mineirão, pela Copa Centenário de BH.

CEREZO CONTRA O NACIONAL DE MANAUS NO BRASILEIRÃO DE 1977.

 












CAPITÃO DO PENTA EM 82, ERGUE A TAÇA. NA FOTO À DIREITA, CARREGANDO A TAÇA DE CAMPEÃO MINEIRO DE 1979

ACIMA, RECEBENDO A "BOLA DE OURO" DA REVISTA PLACAR EM 1978.


ABAIXO, NO DUELO COM OUTRO GÊNIO DA BOLA, FALCÃO, PELAS SEMIFINAIS DO BRASILEIRÃO DE 1976 .


     DUELO DE CRAQUES NO MARACANÃ EM 1977; CEREZO E PAULO CÉSAR CAJU

VESTINDO A CAMISA CANARINHO EM 1981


DESTAQUE NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1977, CEREZO CONQUISTA A TITULARIDADE DA SELEÇÃO NAS ELIMINATÓRIAS E GANHA MÍDIA NACIONAL.
REVISTA PLACAR DE 1977, DESTACANDO A BRILHANTE FASE QUE O MÉDIO VOLANTE DO GALO ATRAVESSAVA EM MINAS E NA SELEÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário