Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O fim precoce de uma carreira - Guará

No final dos anos 30 o Atletico tinha um grande time . Já havia conquistado o campeonato mineiro de 1938 e tentava o bi em 39. Porém, neste ano aconteceu uma tragedia para o clube e principalmente para o jogador Guará. Em um clássico contra o Palestra Italia no dia 4 de junho em partida  válida pelo campeonato Mineiro, o "Perigo Loiro " como era conhecido Guará , sofreu uma grave contusão.
Kafunga faz adefesa, percebe Guará livre e atira a bola em direção ao meio-de-campo. Guará pula junto com o zagueiro Caieira. Neste momento, um cabeceia a cabeça do outro. Os dois caem e depois de alguns minutos Caieira se levanta, Guará não.
O médico do Atletico entra em campo e examina Guará. Leva as mãos à cabeça e ordena: “Retirem-no!” A torcida vê as cenas aterrorizada. E o silêncio toma conta do estádio. Barulho só do choro de alguns torcedores. O jogo segue e o Galo vence o Palestra por 1X0.  Guará foi levado para o hospital de Pronto-socorro de Belo Horizonte. No dia seguinte foi transferido para o hospital São José. No primeiro dia de internação quase mil pessoas assinam o livro de visitas.  Um dos visitantes foi o próprio zagueiro Caieira que esteve no hospital durante os 3 primeiros dias. 

Guará e Caieira

 Guará só foi acordar depois de 72 horas, mas se a consciência voltou depois de 3 dias aos gramados o craque teve que esperar  8 meses. Somente em fevereiro de 1940 Guará voltou aos gramados. Porém, o Diabo Loiro não tinha a mobilidade de antes. O Choque acidental lhe deixara seqüelas. Nunca mais repetiu as arrancadas e dribles infernais e com apenas 25 anos deixou o futebol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário